Gostas ? Fica por cá!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um dia, eu tive...


Se por acaso eu começasse a falar dos problemas que atormentam a minha vida, teria indiscutivelmente, de falar dele, uma pessoa que me é extremamente chegada, com a qual partilho laços de sangue.
Pessoa essa que conheço desde que me conheço, foi alguém que sempre tive como um herói (muito talvez se devesse à profissão que exerceu durante vários anos).
Recordo-o dos meus tempos de criança, como alguém com princípios bem vincados, uma pessoa correta, lutadora, empenhada, gentil mas por vezes com os nervos à flor da pele, à qual despaletava discussões!
Sempre o elegi como o maior, a pessoa que estava sempre ali para satisfazer todas as minhas vontades e caprichos.
Com o passar dos anos e alteração de morada, muitas coisas mudaram, a pessoa que eu conheci, foi mudando ano após ano, começou a mostrar diferentes facetas, facetas essas que não me agradavam.
Cometeu erros para comigo, e eu fui capaz de o perdoar, não apaguei isso da minha memória, mas desculpei.
Hoje, simplesmente não o reconheço. Passou de alguém que vendia vida para alguém que ficaria alegre se vi-se a morte à frente. De repente deixou de querer lutar pela vida, de sorrir, desistiu completamente. E esta pessoa tem todas as razões e mais algumas, para agradecer todos os dias o facto de acordar ( alguém que tem uma família com saúde, é uma dádiva).
Esta pessoa, tal como tantas outras tem problemas (quem não tem ??) e não sabendo como os resolver, a maneira que encontrou para a sua resolução, foi entregar-se à bebida.
Entregarmos-nos a algo que nos destrói, jamais será uma opção válida, e ele tomou-a talvez por ser mais fácil (digo eu). O grande problema é que não se destrói só a ele, arrasta consigo todos aqueles que gostam dele, transformando a "terra num inferno".
E tratamento ? Pois bem, não se pode ajudar quem não quer ser ajudado!!!
E como se vive o dia-a-dia com alguém que tem um problema de dependência ? Vai-se vivendo, um dia de cada vez, ficando com o coração apertado, sempre que ouve a sirene dos bombeiros, ou que o telefone toca. 
Vamos tentando nos mentalizar que no dia seguinte será diferente, que irá descobrir por ele próprio o mal que está a fazer.
Tentar manter uma conversa com ele, está fora de questão, porque toda a dependência, trás consigo uma enorme depressão e a pessoa passa achar que é uma vítima no meio disto tudo, e que a maldade vem de quem gosta dele.
Tudo isto, para vos dizer que um dia eu tive um PAI MARAVILHOSO, hoje apenas tenho restos dele.
É uma dor torturante com que me tenho habituado a viver. Mas ainda assim, não sei como será quando ele já não estiver aqui!!!




P.S - Tinha este post agendado já desde do dia 8 de Março, mas só hoje ganhei coragem de o publicar!!

9 comentários:

  1. Fizeste bem em publicar. Às vezes sabe bem desabafar, mesmo que com pessoas que não se conhece.

    Força, força para enfrentares tudo. Não te culpes por nada, porque tu fazes o melhor que podes, dás todo o teu amor :)

    ResponderEliminar
  2. Any - Obrigada querida! Sim, deitar cá para fora, faz sempre bem!!! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Muita força querida, e melhores dias virão. Dias mais luminosos onde ele vai redescobrir a razao de viver

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, quem não tem problemas? Quem não tem pessoas com caminhos perdidos na família? Também eu tenho, alguém que se entregou totalemente à droga. Como consequência, o pai desse meu familiar matou-se, a mãe está cheia de dívidas, a irmã odeia-o, e os avós faleceram com o desgosto. Hoje, ele tenta recuperar, após tantos anos de desgostos. Há sempre esperança, e espero que ainda haja para esse alguém que apesar de dizeres não conhecer, é importante demais na tua vida, como se pode ler, e bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que legal, vc escreve bem!
    estou te seguindo
    me segue?
    Um beijo
    http://oblogdarazii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente problemas todos temos mas temos de ser capazes de enfrentá-los como leoas... E pelo que leio tu serás uma dessas leoas ;) *

    ResponderEliminar
  7. Di - Quero muito acreditar nisso, mas cada vez me convenço mais do contrário :|

    Shiine - Sim, todos temos problemas, mas cada um sente o seu à sua maneira..Obrigada =)

    Blog da Razi - Obrigada!!

    Sorriso - Tento ser... obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Não há nada a dizer, apenas apoiar-te sabendo o bem que sabe ler estas pequenas palmadinhas nas costas. Muita força!

    ResponderEliminar